Como assumir-me aos meus pais?

duvidas sobre homossexualidade

Como assumir-me aos meus pais?
Assume-se que já decidiste revelar aos teus pais que és homossexual. As sugestões feitas ao longo deste texto são baseadas no pressuposto de que suspeitas de que pelo menos um dos teus pais vai compreender, ou até apoiar, após determinado período de tempo. Caso contrário, esta secção pode não ser de grande utilidade.

Questões a perguntar a ti próprio/a
1. Estás seguro/a da tua orientação sexual? Não discutas o assunto sem seres capaz de responder com segurança à questão "Tens a certeza?". Confusão da tua parte vai aumentar a confusão dos teus pais e diminuir a sua confiança nas tuas decisões.

2. Sentes-te confortável com a tua homossexualidade? Se atravessas períodos de culpa ou de depressão, é melhor esperares. Vais precisar de muita energia e de uma forte auto-estima.

3. Tens apoio? Deve existir alguém (um amigo, ou um grupo de amigos) a quem possas recorrer no caso de a reacção dos teus pais ser devastadora para ti.

4. O que sabes sobre a homossexualidade? Os teus pais deverão reagir baseados na informação transmitida por uma sociedade homofóbica durante as suas vidas. Se tens lido sobre o assunto vais poder ajudá-los, partilhando informação fiável e com base em investigações credíveis.

5. Como vai o clima emocional em tua casa? Se podes escolher, opta por uma altura em que os teus pais não estejam a braços com problemas como a perda de familiares, problemas de saúde ou desemprego.

6. Tens paciência? Os teus pais vão precisar de tempo para assimilarem toda a informação. O processo pode demorar de 6 meses até 2 anos.

7. Por que razão lhes vais contar? Espera-se que seja porque os amas e te sentes desconfortável com a distância que sentes. Nunca reveles a tua homossexualidade em momentos de raiva ou durante uma discussão, usando a tua sexualidade como uma arma.

8. Tens recursos disponíveis? A homossexualidade é um assunto acerca do qual poucas pessoas não homossexuais estão informadas. Dispões, pelo menos, de um livro escrito para pais? Experimenta ver as recomendações na nossa secção Livros LGBT.

9. Dependes financeiramente dos teus pais? Se suspeitas que eles te podem cortar o dinheiro que necessitas para os estudos ou forçar-te a sair de casa, é melhor esperares até não poderem usar essa arma.

10. Como é que te relacionas normalmente com os teus pais? Se sempre se deram bem e partilharam o vosso amor mútuo há grandes probabilidade de poderem lidar positivamente com o assunto.

11. Como visualizam eles a moral? Se tendem a ver os assuntos sociais como bons/maus louváveis/condenáveis, podes prever dificuldades em entenderem a tua sexualidade.

12. Estás mesmo disposto/a a fazê-lo? Nem toda a gente deve contar aos seus pais. Não precisas de o fazer se não prevês melhorias na vossa relação.


Pais e filhos trocam de papel

Quando contares aos teus pais podes deparar-te com uma inversão dos papéis pais/filhos. Eles vão precisar de aprender pela tua experiência. Enquanto eles processam a tua revelação terás que assumir o papel parental, dando-lhes tempo para que se expressem e façam progressos. Não vai ser fácil. Vais querer que eles compreendam e aceitem tudo o mais depressa possível. Provavelmente vais ficar impaciente. Lembra-te do teu próprio caminho: há anos que estás a aprender a lidar com a tua homossexualidade! Apesar de eles terem que lidar com os mesmos assuntos com que tu já lidaste, a diferença é que tu vais à frente. Tem paciência.

Separação e perda
Muitas famílias encaram a notícia como uma perda temporária (quase como uma morte) de um filho ou filha que conheciam e amavam. Tal como no luto, a primeira reacção dos pais de lésbicas e gays centra-se na separação e perda.

Lembro-me de uma manhã em que o meu filho estava a preparar o pequeno almoço no balcão da cozinha enquanto eu lia o jornal. Olhei para ele e apeteceu-me dizer "Não sei quem tu és, mas quem me dera que te fosses embora e me devolvesses o meu filho João de volta".

Os pais sentem uma perda quando sabem que os filhos são homossexuais, mas o mais provável é que se trate de um sentimento temporário.

Não é assim tão linear
Apesar de as fases que são geralmente descritas se aplicarem à maioria das pessoas, não são iguais para toda a gente. Por vezes uma fase ocorre fora de ordem; ocasionalmente uma nem chega a acontecer. Uns fazem progressos em três meses; outros demoram anos. Alguns não fazem progressos alguns. Em qualquer caso o primeiro sentimento é o de perda. A maioria dos pais pensa que entende os seus filhos desde o dia do seu nascimento. A maioria está bastante confiante acerca do que se passa com eles. Ao perderem esta ideia que sempre tiveram acerca dos seus filhos não sabem se vão gostar da pessoa real que a vem substituir.


Uma descoberta traumática

Eles dão-se conta da separação que existe entre vocês pela primeira vez - a mesma separação que tu já conheces há anos. É uma descoberta traumática. Com compreensão e paciência de todas as partes, essa relação pode ser recuperada. De facto, na maioria dos casos chega a melhorar, uma vez que se passa a basear em honestidade mútua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por Comentar em Nosso Blog Volte Sempre

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...